segunda-feira, 22 de julho de 2013

Educação Musical: Série Rítmos Brasileiros: Mestres Navegantes cantam a cultura local de diversas regiões do Brasil em vídeos e discos





Idealizado pelo músico e produtor musical Betão Aguiar, o projeto Mestres Navegantes selecionou gêneros musicais para estampar culturas locais. São eles: reisado, banda-cabaçal, coco, guerreiro, maneiro pau, bacamarte, penitentes, inselenças, repente, embolada, cordel, lapinha e banda de pife.

Por meio do programa Natura Musical, todo o registro e conteúdo gerados entre os anos de 2011 e 2012 foram transformados em dez discos divididos entre os gêneros pesquisados em coletâneas dos grupos; dez mini-documentários e cinco programas de rádios sobre alguns dos mestres e outros grandes personagens da região, além de temas importantes que formam a cultura local.

São mais de 50 grupos, duplas e manifestações artísticas diferentes retratando a cultura popular brasileira rica em cor, sons, religiosidade e lendas. A última edição retrata a região do Cariri cearense, sendo que a primeira foi em 2010 e apresentou na edição São Luiz do Paraitinga alguns dos mestres mais significativos da cultura popular da região do Vale do Paraíba.
Confira todo o material de vídeos no Vimeo e discos no Sound Clound.

Comece pela pandeiro:

4 Cantos “Brasil Pandeiro” from Mestres Navegantes on Vimeo.


Link do Vimeo: http://vimeo.com/mestresnavegantes

Link do Sound Clound: https://soundcloud.com/mestres-navegantes/sets

Fonte: http://catracalivre.com.br/geral/musica-baixar/indicacao/mestres-navegantes-mostram-a-cultura-local-de-diversas-regioes-do-brasil-em-videos-e-discos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário