segunda-feira, 2 de julho de 2012

Partitura: Sesc Partituras




O SESC Partituras é uma biblioteca criada para preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, através da disponibilização de partituras editadas. O acervo é aberto a músicos, estudantes de música e pesquisadores para consulta e download.
Por meio do sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas, bem como a audição da maioria delas. A consulta ao acervo pode ser feita pelo título da obra, nome do autor, instrumentos ou formação do grupo.

 

Como começou?



Iniciado em 2007 o então Banco Digital SESC de Partituras implantou em 17 unidades do SESC computadores com programas de editoração de partituras e acervo de obras digitalizadas. Este foi o primeiro suporte para pesquisa e editoração de partituras feita por estudantes e músicos locais. Já em 2010 iniciou-se o processo de reestruturação do projeto. SESC Partituras chegou a outros estados, ampliou seu acervo e ganhou a nova biblioteca virtual.

 

Sobre o acervo



O SESC Partituras contempla obras de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje. Obras originais de interesse histórico, muitas delas pertencentes a acervos particulares de compositores e de colecionadores, estão sendo editoradas e catalogadas por especialistas para a definitiva preservação. Obras de compositores contemporâneos também estão sendo incluídas no acervo. Assim, o portal se caracteriza como difusor da produção musical brasileira em sua ampla diversidade, tornando-o um ambiente de convergência de diversos segmentos da música.
O SESC Partituras é um acervo dinâmico. Por isso, busca atualizações constantes em seu catálogo. Acessível, permite que novos compositores solicitem a inclusão de suas obras a partir de canais de comunicação direta com seus administradores.


 

Direitos autorais


Todo o acervo do SESC Partituras pertence ao domínio público ou possui licença para sua inclusão no catálogo, inclusive com autorização para impressão. No entanto, para o caso de gravação fonográfica das obras, adaptação e outras formas de uso não previstas, é necessária a negociação direta com cada compositor ou representante legal da obra para a preservação dos direitos de autor, cujos contatos constam no site.
Confira na íntegra a Lei nº 9.610 que regulamenta os Direitos Autorais no Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário