sexta-feira, 11 de maio de 2012

Educação Musical: Boomwhackers


Na Postagem de hoje vamos conhecer um instrumento riquíssimo para a iniciação musical, ainda um pouco desconhecido no Brasil mas essa febre já já vai se espalhar confiram...

Quero agradescer aqui o meu amigo e grande educador musical Uirá Kuhlmann que liberou o seu texto para ser publicado no Musicaliza Brasil, por favor acessem o link original e saiba mais detalhes.




Boomwhackers


Sexta, 30 Dezembro 2011 13:39  .

Boomwhackers

Os Boomwhackers são Instrumentos de percussão feitos de um tubo plástico leve e resistente onde encontramos duas Oitavas e meia da Escala de Dó Maior, onde cada tubo possui uma nota fixa afinada e uma respectiva cor.
  • Vermelho: DO
  • Laranja:
  • Amarelo: MI
  • Verde limão: FA
  • Verde Escuro: SOL
  • Roxo: LA
  • Rosa: SI
Podemos encontrar os Boomwhackers sendo vendido apenas em Kits, não existe venda avulsa. Cada Kit geralmente possui uma oitava, exceto o kit mais agudo onde temos uma sequência cromática do DO# até SOL. Os Kits que encontramos no mercado atualmente são: Grave diatônico de DÓ a SI, Médio diatônico de DO a DO, Notas Alteradas do Médio, e Agudos, como já dito anteriormente, de DÓ# até SOL. Acredito a esta última escala não se completa em função dos tamanho que os tubos vão ficando, sendo assim inviável de extrair um som de forma prática e definida como os demais. Se olharmos na outra direção também ficaria inviável haver um kit ainda mais grave em função do tamanho, pois o DÓ grave já tem mais de 1,50 metros.



O cuidado com a questão das cores é inteligente, afinal as notas alteradas também possuem cores próprias:
  • DO# - avermelhado (um laranja forte, cor de caqui chocolate)
  • RÉ# - alaranjado (um amarelo forte, cor de gema)
  • FA# - Verde vivo
  • SOL# - Azul presente
  • LA# - Lilás
Se observarmos com atenção entendemos que o degradê procura criar um círculo nas cores onde verificamos a sutileza de retorno da escala entre o rosa e o vermelho, fazendo assim um ciclo colorido.

Há também um Kit com 8 tampinhas, que são os denominados Oitavadores, onde, uma vez colocado no tubo, transpõe a nota uma oitava para o grave.
Existe diversas maneira de você percurtir os Boomwhacker, batendo os no chão, no corpo, um com outro, na palma da mão, na parede, com baquetas e, quando está com as tampinhas, na vertical perpendicular ao chão.
Além de ser um excelente produtor sonoro, a criatividade e a imaginação dão asas para quem utiliza, podendo ser relacionado a diversos outros objetos, como espadas, lunetas, bengalas, copos, prédios, etc..
Os Boomwhackers não são fáceis de encontrar no Brasil, porém há uma loja em Curitiba, a Plander Instrumentos Musicais que já comercializa, agora se você for para os Estados Unidos o custo é bem menor.
O Professor Uirá Kuhlmann tem se dedicado a utilização deste produto em suas práticas educativas e atualmente ministra oficinas de Boomwhackers para quem tiver interesse.



Consultor de Educação Musical para Escolas Públicas e Privadas, Serviços Sociais como SESI E SESC e Entidades, Instituições e Fundações. É Professor de Iniciação e Vivência Musical nos Colégio Carlitos e Germinare (Instituto JBS) e pesquisador e arranjador na área da Educação Musical Ativa e Cultura Brasileira.

Website: www.musicaemovimento.com.br

Onde comprar: http://www.plander.com.br/

                        http://www.westmusic.com/

Videos





 




5 comentários:

  1. Vai rolar uma oficina de Boomwhackers com oUirá dia 20 de julho de 2012! Imperdível!!!!

    ResponderExcluir
  2. André, eu não conhecia este instrumento. Achei muito interessante além do visual lindo!!! Abçs

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante e rico em timbres. Os links sobre onde comprar não têm o produto. Há outros sites?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu post.

    Comprei recentemente no site Gostei bastante do atendimento e atenção.

    ResponderExcluir