quinta-feira, 25 de abril de 2013

Educação Musical: Instrumentos de Sucata 7 - Idiofones com tubo de PVC


Esse é um dos tópicos mais pedidos aqui pelo correio eletrônico musicalizabrasil@gmail.com, e pesquisando encontrei a matéria muito bem postada no blog: Musicalmente Contando, então decidi colocar aqui para vocês, visitem o link original, pois se encontram outras postagens sobre o assunto.

Matéria retirada do Blog: Musicalmete Contando.

Link original: http://musicalmentecontando.blogspot.com.br/2012/11/idiofone-com-tubo-de-pvc.html



Idiofone com Tubo de PVC

Você sabe o que é um Idiofone


Idiofone é um instrumento musical em que o som é provocado pela sua vibração. É o próprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, sem a necessidade de nenhuma tensão. Esta categoria compreende a maior parte dos instrumentos executados por atrito (como o reco-reco e o guiro), por agitação (como o chocalho, caxixi e ganzá), assim como muitos instrumentos de percussão melódica, como os xilofones. Os blocos sonoros, claves e pratos são exemplos de idiofones percutidos sem intenção melódica.


Existem uma infinidade de idiofones que você encontra no mercado, mas são muito preciosos aqueles que você consegue construir junto a seus alunos. 


Abaixo o projeto para um idiofone de canos de PVC. Eu já construí, e utilizo muito em sala de aula com meus alunos por oferecer a possibilidade de construir melodias (uma nota musical de cada vez) ou harmonias (o conjunto de notas musicais simultâneas).


Com este instrumento é possível trabalhar não só a audição, mas a métrica, pulsação (ritmo), e eles se divertem desde a confecção até a produção de som!



Materiais: 1 vara de tubo de PVC de 40 mm

                 1 vara de tubo de PVC de 50 mm

                 5 joelhos de 50 mm

                 6 joelhos de 40 mm

                 1 folha de lixa 120

                 1 trena de 2 metros

                 1 lápis

                 1 serra fina para serrar os canos de PVC

                 Folhas adesivas coloridas

As cores são um padrão para notas musicais. Cada nota pode ser decorada com adesivo colorido ou pintado! Interessante é também escrever o nome de cada nota em seu respectivo cano:

A=LA

B=SI

C=DO

D=RE

E=MI

F=FA

G=SOL

Para tocar, basta bater com a curva (joelho) no chão:


Nenhum comentário:

Postar um comentário