quarta-feira, 16 de maio de 2012

Educação Musical: Série Ritmos Brasileiros - Bossa Nova 1 - Tom Jobim

Programa Roda Viva da TV Cultuta de São Paulo no mês de Dezembro de 1993.



A Benção Antônio Carlos de Almeida Jobim!!!!






TOM JOBIM BIOGRAFIA DE TOM JOBIM PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

TOM JOBIM

BIOGRAFIA DE TOM JOBIM PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

Antônio Carlos de Almeida Jobim é o nome completo de Tom Jobim.

Ele nasceu em 25 de janeiro de 1927, na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, mudando-se logo com a família para Ipanema Ainda bem menino aprendeu a tocar violão e teve aulas, com vários professores, entre os quais com o alemão Hans- Joachim Koellreuter, que foi o introdutor da técnica dodecafônica no Brasil. Jobim chegou a pensar em ser arquiteto, mas logo resolveu ser pianista e para ganhar a vida, tocava em vários bares e inferninhos de Copacabana.


Tocou no Beco das Garrafas, até ser contratado pela gravadora Continental. Entre outras atividades, tinha que transcrever para a pauta, melodias de compositores que não dominavam a escrita musical. Foi aí que ele próprio começou a fazer composições. Sua primeira canção gravada foi:"Incerteza". E seu primeiro sucesso foi:"Tereza da Praia",em 1954, gravada por Lúcio Alves e Dick Farney. Depois disso fez, ao lado de Bily Blanco :"Sinfonia do Rio de Janeiro". E fez com Dolores Duran: "Se é Por Falta de Adeus"e "Por Causa de Você". Em 1956, musicou a peça:"Orfeu do Carnaval", com Vinícius de Morais. E eles começaram a fazer parceria constante e construíram uma grande amizade . O grande sucesso da época foi :"Se Todos Fossem Iguais e Você"', gravada diversas vezes. Estava nascendo a Bossa Nova, grupo do qual Tom Jobim também fazia parte. Lançou para a cantora Elizeth Cardoso, ao lado de Vinícius:"Canção do Amor Demais". Era o ano de 1958. Foi quando apareceu um violonista até então desconhecido: João Gilberto. Esse LP foi considerado um marco inaugural da bossa nova, pela originalidade e harmonias das canções. Nesse LP aparecem, além de "Canção de Amor Demais","Chega de Saudade", "Eu Não Existo Sem Você". Em 1959, João Gilberto lançou, com direção musical de Tom Jobim, o 78 rotações:'Chega de Saudade". E Silvinha Telles gravou: "Amor de gente Moça", um disco com 12 canções de Tom, entre as quais;"Dindi"; "Só em Teus Braços"; "e "Felicidade"


Em 1962, Tom Jobim foi destaque no Festival da Bossa Nova, no Carnegie Hall, de Nova York. Em 1963, ao lado de Vinícius, compôs: "Garota de Ipanema". que se tornou a música brasileira mais tocada em todo o mundo. São dessa fase também os grandes sucessos:"Samba do Avião"; "Só Danço Samba"; "Ela é Carioca";"O Morro Não Tem Vez";"Inútil Paisagem"; "Vivo Sonhando". Nos Estados Unidos, Tom Jobim gravou;"Desafinado". E vários outros. Participou de espetáculos e fundou sua própria editora, a Corcovado Music. Voltou à América, em 1967 e fez gravação ao lado de Frank Sinatra, com arranjos de Claus Ogerm. Gravou com o cantor americano: "The Girl From Ipanema". "Dindi"; "Quiet Night of Quiet Stars" e várias canções americanas. Novamente no Brasil, ganhou o III Festival Festival Internacional da Canção, da Rede Globo, com a música:"Sabiá", parceria com Chico Buarque.


Aí então Tom Jobim resolveu fazer estudos mais aprofundados de música. Estudou compositores eruditos, como Debussy e Villa Lobos. Estudou muito a cultura brasileira. Ë dessa fase o "Matita Perê", o "Urubu". É quando mais se sobressai sua qualidade de letrista. Fez:"Águas de Março";"Ana Luíza";lígia";"Correnteza";"O Boto";"Angela" Ele então gravou com outros cantores e é dessa época a regravação antológica de "Águas de Março", com Elis Regina. Tom Jobim participou do "Nordeste Já", inspirado no "We Are The Word", com uma pequena participação individual. A gravação foi para arrecadar fundos para o nordeste.


Tom Jobim tem mais de 50 discos gravados, como intérprete ou arranjador. Todos magníficos. Dífícil escolher o melhor, ou mais significativo. Sua última gravação foi: o CD "Antônio Brasileiro", em 1994.


Muitos livros sobre ele foram lançados.O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro recebeu o nome de Tom Jobim.


O grande maestro brasileiro faleceu em Nova York, em 8 de dezembro de 1994.


Nenhum comentário:

Postar um comentário