terça-feira, 9 de abril de 2013

Dicas: Folha lança Coleção em Tributo a Tom Jobim no próximo domingo

07/04/2013 - 07h00

Folha lança Coleção em Tributo a Tom Jobim no próximo domingo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DE SÃO PAULO

A partir do próximo domingo, dia 14, começa a chegar às bancas e livrarias de todo o país a nova Coleção Folha Tributo a Tom Jobim.

Seus 20 volumes --que sairão todos os domingos, até 18 de agosto-- compreendem 18 álbuns originais do compositor, músico e cantor.

A ênfase recai sobre discos gravados em estúdios, tais como "Passarim", "Wave", "Tide", "Matita Perê" e "Canção do Amor Demais" --este último com Vinicius de Moraes e Elizeth Cardoso.

Parcerias de Jobim com expoentes da música brasileira também são contempladas. Estão ali discos e temas gravados com Elis Regina, Gal Costa, Dorival Caymmi, Edu Lobo, Chico Buarque e Miúcha, por exemplo.

Completam a Coleção os discos "Tom no Feminino" (volume 19, nas bancas em 11 de agosto) e "Tom Masculino" (volume 20, em 18 de agosto), que compilam canções do maestro interpretadas por diferentes cantoras e cantores.

Ana Ottoni/Folhapress
O compositor e maestro brasileiro Tom Jobim posa para foto em sua casa, no Rio, em dezembro de 1994
O compositor e maestro brasileiro Tom Jobim posa para foto em sua casa, no Rio, em dezembro de 1994

TEXTO E CONTEXTO

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura, com textos de críticos e repórteres especializados em música brasileira.

Entre os autores estão Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado --que também edita a Coleção--, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza.

Os textos inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico. Mais que relacioná-los à trajetória biográfica e artística de Tom, trazem detalhes sobre as sessões de gravação e histórias de bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.
Como os grandes músicos do jazz, Tom Jobim valorizava e praticava a arte do arranjo e jamais se repetia, mesmo ao regravar seus sucessos.

Todos os livros-CDs incluem também uma análise do repertório do respectivo álbum, com a ficha técnica mais completa possível, letras das canções, fotos do compositor e de seus parceiros.

Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira (produtor), Newton Mendonça (letrista), Eumir Deodato (arranjador), Chico Buarque e Jaques Morelenbaum (violoncelista e arranjador).

Fechando cada volume, indicações ao leitor de livros para aprofundar a leitura, além de uma lista de discos que guardam relação com o álbum da semana.

Coleção Tom Jobim

 Ver em tamanho maior »
Editoria de Arte/Folhapress
AnteriorPróxima
"Caymmi Visita Tom" 14 de julho - Gravado em família em 1964 com Dorival, Nana, Dori e Danilo. "Das Rosas" e "Só Tinha de Ser Com Você" eram inéditas


Nenhum comentário:

Postar um comentário