domingo, 2 de setembro de 2012

Dicas: Marisa Fonterrada: da musicalização infantil e da paisagem sonora


Supertônica


A professora Marisa Fonterrada e Arrigo Barnabé. Julio de Paula

Marisa Fonterrada: da musicalização infantil e da paisagem sonora

 
Julio de Paula | 15.08.2012
“Tem gente com dificuldade de aprender”, diz Arrigo. “Tem gente com dificuldade pra ensinar”, rebate Marisa.

Ainda adolescente, ela se apaixonou pela educação musical. Se especializou no assunto, formou professores, criou cursos e regeu corais de crianças e jovens. Nunca fez teste de vozes: “todos têm capacidade só pelo fato de ser gente”. Chegou a manter um coro dos desafinados. Além de integrar fóruns internacionais e núcleos de pesquisa e prática em educação musical, Marisa Fonterrada está ligada à ecologia sonora.

No Canadá, conheceu o compositor e pensador Murray Schafer, de quem se tornou tradutora e interlocutora. É uma das divulgadoras das ideias em torno do Soundscape – Paisagem Sonora. Integra o The World Forum for Acoustic Ecologie e o The Wolf Project, dedicado à vivência ecológica da obra artística de Schafer.

“A paisagem sonora tem muito significado. As suas lembranças de infância são muito conectadas com os barulhos em volta do lugar onde você mora. E você vai criando uma ligação até afetiva com algumas coisas, tanto por bem quanto por mal, como os sons que te irritaram, referências. No interior, a vida é regulada pelos sons. Os índios da mata, especialmente à noite, quando o som é mais importante que a visão”.


Marisa Trench de Oliveira Fonterrada é professora Livre Docente em Técnicas de Musicalização, Doutora em Antropologia e Mestre em Psicologia da Educação pela PUCSP. Foi diretora do Instituto de Artes da UNESP e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Ouça a entrevista aqui:

Link Original: http://www.culturabrasil.com.br/programas/supertonica/arquivo-11/marisa-fonterrada-da-musicalizacao-infantil-e-da-paisagem-sonora-3
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário