quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Partitura: Acervo Digital Chiquinha Gonzaga.

   Idealizado pelos pianistas e pesquisadores Alexandre Dias e Wandrei Braga o site do Acervo Digital Chiquinha Gonzaga (www.chiquinhagonzaga.com.br) dará acesso pela primeira vez à obra da compositora para piano solo, canto e piano e outras formações. Chiquinha está entre os compositores mais prolíficos de seu tempo, porém sua obra ainda é em grande parte desconhecida tanto do público quanto dos músicos.

(foto - Cintia Coelho/Flamba.)

Durante mais de três anos, Alexandre e Wandrei garimparam partituras em diversas fontes, incluindo acervos de bibliotecas, pesquisadores, colecionadores e, em 2010 em parceria com o Instituto Moreira Salles, completaram as estimativas, um salto considerável, de aproximadamente 12 músicas que estavam disponíveis comercialmente, para mais de 300 partituras de Chiquinha Gonzaga, que estarão disponíveis gratuitamente (com exceção das músicas que compõem a integral das peças teatrais). Pode-se constatar a versatilidade de Chiquinha pela variedade de ritmos e gêneros presentes em seu trabalho. São valsas, tangos brasileiros, canções, polcas, fados, habaneras, romances, duetos, baladas, marchas, peças sacras, serenatas, barcarolas, modinhas, gavotas, mazurcas, dobrados e choros. Cada música será disponibilizada em sua versão original e em versão cifrada, para contemplar músicos de todas as esferas, acompanhadas de notas informativas escritas pela biógrafa de Chiquinha, Edinha Diniz, exclusivamente para o Acervo Digital. Além disso, o site irá fornecer todas as letras das canções nunca antes publicadas. Esta é a primeira etapa para resgatar a obra completa de Chiquinha Gonzaga, cujo desdobramento incluirá a edição de outras centenas de músicas, compostas para peças teatrais.

O projeto conta com recitais de lançamento no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo e oficinas de música com arranjos da Coleção Alma Brasileira criados especialmente para o lançamento, em parceria com a Escola Portátil de Música, além de uma apresentação em torno desse repertório com os professores e alunos da EPM.

Link: http://www.chiquinhagonzaga.com/acervo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário