segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Partitura: Projeto Coral da FUNARTE

Projeto Coral

A Coordenação de Música da FUNARTE até 1990 desenvolveu intensa atividade de apoio ao canto coral brasileiro, da qual resultou um visível crescimento da qualidade dos coros e de seus regentes, que puderam refinar seus repertórios e intercambiar experiências graças aos laboratórios corais, reciclagens e cursos de regência promovidos naquela época. Associados a essa ampla gama de cursos de breve duração realizados em todo o Brasil, foram editadas as Séries FUNARTE de música para coros, que assinalam, talvez, a mais importante realização brasileira no gênero desde o esforço desenvolvido por Villa-Lobos nos anos 1932-1945. Na década de 1980, nossos serviços lançaram 77 partituras corais, em séries abrangendo arranjos sobre motivos folclóricos e obras originais de compositores brasileiros de várias tendências.

A retomada do Projeto coral aconteceu em 2007, com a reedição dos Painéis de Regência Coral, agora realizados em várias edições anuais, diversas cidades brasileiras, atendendo a uma ampla comunidade de regentes corais, professores de música e cantores. Regentes de reconhecida competência ministram os Painéis, abordando temas como técnica de regência, dinâmica de coro e técnica vocal, sob a supervisão do Centro da Música da FUNARTE/MinC.

O Projeto Coral da FUNARTE promove também a edição virtual de partituras, para download gratuito, em coleções que abrangem o repertório coral já editado anteriormente, bem como peças específicas para coros juvenis e infantis.

Link: http://www.funarte.gov.br/projetocoral/?page_id=63

Um comentário: