sexta-feira, 25 de março de 2011

Dica: TCC sobre OLIVIER MESSIAEN - QUATRE ÉTUDES DE RYTHME PARA PIANO SOLO, DE OLIVIER MESSIAEN: Aspectos composicionais de “Île de Feu I” contidos nas interversões (ou permutações simétricas) de “Île de Feu II”

Link: http://messiaen2008.blogspot.com/

Este blog foi criado com o intuito de publicar a Monografia do Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Composição do Curso de Música, sob a orientação do Prof. Ms. Rogério Zaghi, que foi defendido em 5 de dezembro de 2008 e aprovado pela banca examinadora constituída pelo Prof. Dr. Roberto Antonio Saltini, Prof. Dr. Sidney José Molina Junior e Prof. Ms. Rogério Zaghi.

RESUMO:

O trabalho inicia-se com uma breve contextualização na vida de Messiaen, seguindo com a explicação de suas técnicas de composição mais utilizadas: o canto de pássaros, os ritmos não retrogradáveis, as permutações simétricas em “Île de Feu II”, os modos de transposição limitada e a harmonia decorrente destes modos. O foco está nas duas peças “Île de Feu I” e “Île de Feu II” da obra Quatre Études de Rythme, que são analisadas e comentadas de acordo com os critérios composicionais utilizados pelo compositor abordados nos capítulos anteriores. O intuito do trabalho é abordar as técnicas da linguagem de Messiaen, utilizadas em “Île de Feu I”, e relacioná-las à técnica de permutação simétrica (ou interversões) de seu período de experimentação (aproximadamente 1950), aplicadas em “Île de Feu II”.

Palavras-chave: Messiaen; Quatre Études de Rythme; Île de Feu; interversão; piano solo; música do século XX.

Patricia De Carli

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Natural de São Paulo, em 2005 ingressou na Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e, em 2006, passou a ter aulas com o pianista e professor Rogério Zaghi. Participou, em 2005, do curso de Criação Musical para cinema, com o professor e compositor Lívio Tragtenberg. De 2008 a 2010 participou de festivais de música em Londrina - PR, Goiânia - GO, Ourinhos - SP, Jaraguá do Sul - SC, realizando cursos de composição e piano. Formou-se em Composição pela FAAM e atualmente é orientada pelo pianista e professor Rogério Zaghi e eventualmente faz aulas de piano com a professora Marisa Rosana Lacorte. Realizou recitais em Paracatu - MG, Londrina - PR, Jaraguá do Sul - SC e São Paulo - SP e atualmente desenvolve repertório solo e de câmara com instrumentistas e cantores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário